sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O "Pequeno Fadista"

José Luís Geadas, fadista e tocador da nossa Freguesia que, com apenas 11 anos faz chegar o nome da nossa terra a todo o Portugal e a todo o mundo.
Em pequeno era ao som do fado cantado pelos avós e pela mãe que conseguia adormecer. Os seus primeiros ouvintes foram os idosos do Centro de Dia, por quem ele ainda tem muito apresso. Mas é com a ajuda da sua avó Estrela que, este “pequeno fadista”, começa a dar os primeiros passos no mundo da música até chegar bem alto…
Tem vários fados da autoria da sua avó, sendo um deles, o 1º Prémio da “Grande Noite do Fado” realizado na Ala Magna, em Lisboa, dando-lhe lugar na 1.ª página do jornal “Correio da Manhã” e “Diário de Noticias” no dia 24 de Dezembro de 2006 com o título: “Pequeno Canta e Encanta com Versos da Avó”. No ano seguinte foi convidado de honra nesta mesma “Noite do Fado”.
Participou em vários espectáculos de beneficência, noites de fados e encantou em programas de televisão.
Actualmente faz parte do “Grupo de Cordas de Rio de Moinhos (Borba)”, tocando bandolim e guitarra portuguesa.
Como podemos ver, a nossa terra tem vários artistas que, aos nossos olhos, nos são praticamente desconhecidos. É necessário dar apoio e reconhecer os artistas da nossa terra.
Muitos parabéns Zé Luís !

6 comentários:

Anónimo disse...

Grande fadista e amigo...

Continua a assim!!!

DIANA SANTOS disse...

boa sorte para domingo.
vais conseguir ganhar.
ES O MEU IDOLO!!!xD

Anónimo disse...

Olá José! Acabei de ver o programa "Uma Canção para Ti". É muito raro vê-lo porque as minhas noites de Domingo são, geralmente, passadas em viagem. Tenho mil ideias a percorrer-me a cabeça e não sei bem por onde começar. Calhou ligar a televisão precisamente no momento em que irias ser tu a cantar. Não pude deixar de reparar no teu nervosismo genuíno e devo confessar que me deixou, de certa forma, solidária contigo, porque conheço perfeitamente essa sensação. Mas tal como conheço essa sensação, tive a certeza que mesmo com, ou talvez devido a esse nervosismo, a tua prestação iria ser perfeita, e assim foi. Arrepiei-me constantemente e, acredita, não sou facilmente impressionável no que toca a vozes! Não quero com isto por-te num pedestal! Digo-te: eu própria participei num concurso semelhante (daí também não ser grande fã do género) e, tal como tu, cheguei à final. Esse concurso não me trouxe nada a não ser os próprios momentos que lá passei. Essa sensação é algo que ninguém pode experimentar por nós e sim, aproveita-a! Mas nunca te iludas! Nem leves à letra algo como o que um dos júris te disse: "a tua sina é cantar o fado". Tu vais cantar. Vais cantar muito na tua vida. Não só fado! Com a voz que tens vais poder cantar tudo o que quiseres! Não te cinjas apenas a isso! Há muito mais para explorar!

Muita coisa ficou por dizer, mas também muita coisa foi dita...

Guarda sempre essa humildade, sem nunca deixares que te pisem. Hás-de ir longe. Eu continuo a construir o meu caminho, tal como tu e ninguém o construirá por nós. Falo de igual para igual, apenas com um pouquinho mais de experiência mas com todo o devido respeito!

Votei em ti! ;)

Sofia Portugal (Fadomorse)

Ana Cláudia disse...

O Zé canta mesmo bem. Eu fiz um Clube de Fas no hi5, e já muitas pessoas adicionaram.
Votei montes de vezes no Zé, ele ficou em segundo, mas da próxima vai ficar em 1º ! ! !
Beijinhos

DIANA SANTOS disse...

O teu irmao e fofinho MAS TU... es muito mais.
ES O MEU IDOLO!!!
ADORO VERTE A CANTAR,TENHU A CERTEZA KE VAIS GANHAR,NO CAMPO PEQUENO!!!
MUITO BOA SORTE, MEU ORGULHO!!!

MUITOS BJS PARA A TUA FAMILIA,PARA A NOSSA AMIGA CATARINA PRATES E ESPECIALMENTE PARA TI!!!

beatriz pernas disse...

A GRANDA ZÉ!
es o orgunho do alentejo.
adoro.te ouvir cantar.


CONTINUA ASSIM E FORÇA!