quinta-feira, 8 de julho de 2010

Rio de Moinhos, mais um passo para resolver problema ambiental

O Município de Borba e a empresa Eco-Soros – Transformação de Soros Lácteos, S.A. procederam à escritura pública do direito de superfície de um lote de terreno na Zona Industrial do Alto dos Bacelos, com a área de 4.523,90 m2. Pretende-se construir um centro de recolha, tratamento e aproveitamento de soros provenientes das queijarias do concelho de Borba.
Através desta parceria, pretende-se resolver o problema ambiental proveniente da actividade das queijarias, o soro resultante da transformação do leite, tornando-o num bem comercializável. A par desta iniciativa, a autarquia e a empresa Águas do Centro Alentejo, S.A. têm vindo, conjuntamente com os empresários das queijarias de Rio de Moinhos, localidade onde estão instaladas a maioria das unidades industriais, a desenvolver os estudos técnicos que permitam executar a empreitada de renovação da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Rio de Moinhos, de forma a encontrar a melhor solução que corresponda às necessidades de tratamento dos afluentes daí resultantes e da população.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

VI Encontro dos Rio de Moinhos de Portugal


A freguesia de Rio de Moinhos, concelho de Aljustrel, é a anfitriã do VI Encontro Nacional dos Rio de Moinhos de Portugal, que se irá realizar nos próximos dias 2, 3 e 4 de Julho.
Estes encontros, inéditos no nosso país, têm-se revelado bastante enriquecedores pelas trocas culturais e sociais que proporcionam entre todos os riomoinhenses.
Uma das fortes características destes intercâmbios é a forma simpática e afável como todos são recebidos pela freguesia que acolhe o evento.
Esta iniciativa surgiu em Rio de Moinhos de Abrantes, em 2005, com o objectivo de proporcionar um intercâmbio saudável entre as freguesias com o mesmo nome e desde então tem-se realizado anualmente,numa das freguesias participantes: 2006, RM de Penafiel; 2007, RM de Sátão; 2008, RM de Borba; 2009, RM de Arcos de Valdevez e este ano será em Rio de Moinhos, concelho de Aljustrel.