sábado, 13 de setembro de 2008

"Nel do Fado"

Manuel Serrachino ou “Nel do Fado”, como é tipicamente conhecido, é mais um artista da nossa terra. Contando com 65 anos de idade, este poeta e tocador já foi algumas vezes à televisão e mais recentemente tornou-se o fundador e líder do “Grupo de Cordas de Rio de Moinhos (Borba)” e do “Grupo de Cantares Poetas Populares de Rio de Moinhos (Borba)”. Nel do Fado toca banjo, bandolim e acordeão, faz algumas músicas e poesia.
É apenas mais um de muitos artistas desconhecidos, residentes aqui, em Rio de Moinhos.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O "Pequeno Fadista"

José Luís Geadas, fadista e tocador da nossa Freguesia que, com apenas 11 anos faz chegar o nome da nossa terra a todo o Portugal e a todo o mundo.
Em pequeno era ao som do fado cantado pelos avós e pela mãe que conseguia adormecer. Os seus primeiros ouvintes foram os idosos do Centro de Dia, por quem ele ainda tem muito apresso. Mas é com a ajuda da sua avó Estrela que, este “pequeno fadista”, começa a dar os primeiros passos no mundo da música até chegar bem alto…
Tem vários fados da autoria da sua avó, sendo um deles, o 1º Prémio da “Grande Noite do Fado” realizado na Ala Magna, em Lisboa, dando-lhe lugar na 1.ª página do jornal “Correio da Manhã” e “Diário de Noticias” no dia 24 de Dezembro de 2006 com o título: “Pequeno Canta e Encanta com Versos da Avó”. No ano seguinte foi convidado de honra nesta mesma “Noite do Fado”.
Participou em vários espectáculos de beneficência, noites de fados e encantou em programas de televisão.
Actualmente faz parte do “Grupo de Cordas de Rio de Moinhos (Borba)”, tocando bandolim e guitarra portuguesa.
Como podemos ver, a nossa terra tem vários artistas que, aos nossos olhos, nos são praticamente desconhecidos. É necessário dar apoio e reconhecer os artistas da nossa terra.
Muitos parabéns Zé Luís !