quinta-feira, 28 de agosto de 2008

E um mês passou...

É com grande orgulho que, hoje, este Blog faz um mês de existência... Contando com uma média de cerca de 70 visitas diárias, este Blog tende em crescer cada vez mais e dar a todos os habitantes da freguesia as últimas novidades que aqui ocorrem. O nosso principal objectivo é informar !

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Barro Branco em Festa !

Sexta-feira, 5 de Setembro

17.00h - Gincana de Bicicleta
21.30h - GARRAIADA Nocturna
00.00h - Discoteca ao Ar Livre

Sábado, 6 de Setembro


09.00h – Provas Desportivas
10.00h – Missa Solene
10.30h – Jogos Tradicionais
15.00h – Corrida de carrinhos de rolamentos
17.30h – Grandiosa GARRAIADA
22.00h – Baile com “Sol Nascente”
00.00h – Discoteca ao Ar Livre
07.00h – Açorda Alentejana

Domingo, 7 de Setembro


09.00h – Cumprimentos da Banda do C.C. Borba
11.00h – Missa Solene
15.00h – Torneio de Sueca
17.30h – Solene Procissão, acompanhada pela Banda
22.30h – Baile com “Convergência”, seguido de Discoteca ao Ar Livre

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Polidesportivo do Barro Branco à vista !

Ai está mais um polidesportivo na nossa freguesia, já em fase final de construção. Este recinto é, como tantos outros, destinado à prática de eventos desportivos. Esta mensagem é agora publicada em resposta a um comentário feito a uma mensagem sobre o polidesportivo de São Tiago Rio de Moinhos. Nesse comentário estava expresso o sentimento de revolta às entidades competentes mas, pelos vistos é só uma pessoa que está contra o que está bem, pois o polidesportivo do Barro Branco foi construído em tempo recorde, comparado com os restantes. Esta mensagem serve também para mostrar às aldeias de Rio de Moinhos que não estão esquecidas.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Jorge Barroso - Um artista da nossa terra...


Ligado à pintura e à literatura, é um dos artistas da nossa humilde freguesia.
No que concerne à pintura, já realizou várias exposições, quer individuais, quer colectivas.
Em Portugal(Borba/Estremoz/Evora/Marvão/Portalegre/Lisboa) - Em Espanha (Badajoz/Mérida/Malpartida de Cáceres/Barcelona)- Em Inglaterra (Londres/Watford).
Foi entre os anos de 2005 e 2006, que se tornou membro activo da W.B.A.S. (Watford and Bushey Art Society), aquando da sua estadia em Londres.

No que concerne à literatura, foi em 2004 que lançou o seu primeiro romance histórico, com chancela da Editorial Escritor, prefaciado pela escritora Maria Alberta Menéres: "O Último Lusitano".
Possui em gaveta 6 poemários, 4 romances, 5 contos infanto/juvenis e 1 conto para adultos, os quais aguardam apreciação editorial, para poderem também vir a ser editados.
Neste preciso momento, têm alguns contos infanto/juvenis na Editora "Pé de Página" para apreciação final assim como o seu último projecto escrito - romance "Abraça-me com a tua sombra" na Editora "Saída de Emergencia" a aguardar resposta de apreciação literária.
Deixa-mos aqui a sua página pessoal para poderem dar uma "espreitadela":
http://www.jorgebarroso.no.sapo.pt/
bem como o endereço de alguns dos seus blogs, para poderem dar uma vista de olhos e assim apreciarem os trabalhos deste grande artista.
Blog de algumas pinturas: www.explosao-de-cores.blogspot.com
Blog de conto cómico elaborado em Londres: www.sete-anjos-rebeldes.blogspot.com

Email: jorgeorigo@gmail.com

Biblioteca Escolar de Rio de Moinhos

Financiada pelo Programa Rede de Bibliotecas Escolares, a B.E, tem por finalidade apoiar a criação e/ou desenvolvimento na Escola Pública nos diferentes níveis de ensino.
A mesma, encontra-se apetrechada com equipamento mobiliário adequado, em espaço flexível e articulado em conformidade com o Programa Rede de Bibliotecas Escolares.
Este espaço dispõe ainda de equipamento informático, contando com três computadores e equipamento audio-visual.
Além deste equipamento específico, disponibiliza um fundo documental diversificado com material didáctico, livros temáticos (Inseridos no Plano Nacional de Leitura), enciclopédias, literatura, CD's e DVD's temáticos, revistas e jornais periódicos.

A Biblioteca Escolar E.B.1 /J.I. de Rio de Moinhos é acompanhada por um técnico de formação adequada (Jorge Barroso), assim como por uma equipa de professores.

A B.E. é assim um recurso básico do sistema educativo, sendo-lhe reconhecido um papel central no domínio da leitura, da aquisição de competências de informação, concursos de pintura, poesia, conto, e do aprofundamento da cultura em geral.
Horário de funcionamento durante o período escolar:
2ª. a 6ª. feira - 10H.30M ás 17H.30M - Docentes e não docentes da E.B.1/J.I. de Rio de Moinhos
2ª. a 6ª. feira - 17H.30M ás 19H.3OM - Público em geral

Email:
be1jirmoinhos@sapo.pt

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Freguesia de Rio de Moinhos

Rio de Moinhos, freguesia rural 6km a Sul da sede de concelho - Borba, tem aproximadamente 2200 habitantes. Estende-se desde a vertente Sul das Serras do Mouro e da Vigária até à Serra D'Ossa, gozando assim de uma relação privilegiada de proximidade desta. De aglomerados dispersos, é composta pelas localidades da Nora, Barro Branco, Talisca, Ribeira e S. Tiago, a maior e sede de freguesia. Durante a Guerra da Restauração, foi nos seus terrenos, Montes Claros, que teve lugar a célebre batalha, com o mesmo nome, decisiva para a restauração da independência. Inserida na Zona dos Mármores e na Região Vitivinícola de Borba, é nestas actividades que se ocupa a grande maioria dos seus habitantes. Fazendo jus à tradição, aqui se desenvolveram e modernizaram técnicas do fabrico artesanal do queijo e do requeijão para o qual contribuem e se ocupam na sua laboração quase duas dezenas de empresas familiares. Aqui produzem-se também os enchidos, azeite, vinho e o pão tradicionalmente alentejano.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Portugal sem Fogos depende de todos...

É preciso que todos os portugueses entendam que cada um de nós, que cada cidadão, é uma peça essencial neste combate sem tréguas contra os incêndios.Portugal sem Fogos depende de todos...
Aproximam-se as épocas de maior risco de incêndio e aquelas que exigem um maior empenhamento de meios. É preciso que todos os portugueses entendam que cada um de nós, que cada cidadão, é uma peça essencial neste combate sem tréguas contra os incêndios e todos os malefícios a eles associados. Todos nós devemos ter consciência que fazemos parte desse ‘exército' de um "Portugal Sem Fogos." Desde logo, evitando todo o tipo de comportamentos de risco, que são responsáveis pela esmagadora maioria dos incêndios em Portugal. Pela primeira vez, este ano, Portugal dispõe de meios aéreos próprios, dez helicópteros, que estarão em permanência ao serviço ao longo de todo o ano, sempre que seja preciso. Mas esse é um grande investimento que será em vão se não houver consciência cidadã e se não evitarmos todos, e cada um de nós, os comportamentos de risco.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Arranjo Urbanístico da Ribeira de Rio de Moinhos

O projecto propõe a divisão da área de intervenção em quatro sub-unidades: jardim das aromáticas, pomar das laranjeiras, espaço museológico e área envolvente e requalificação da linha de água. Em conjunto, estes espaços complementam o espaço de festas e polidesportivo, em construção, e o futuro Ecomuseu a instalar no antigo moinho. A intervenção visa dotar o espaço de equipamentos de recreio e didácticos, permitindo a aprendizagem da apropriação humana da paisagem de forma equilibrada com o território, espelhando usos antigos e actuais em harmonia. Pretende-se, desta forma, aproximar os habitantes da ribeira, articulando a área intervencionada com a malha urbana envolvente, através da criação de uma rede de percursos pedonais.

Requalificação da ribeira


Pretende-se a valorização deste espaço, através da recuperação/implementação de uma galeria ripícola diversificada, de carácter naturalista, com recurso a técnicas de intervenção tradicionais. A intervenção neste sistema e a constituição de uma galeria ripícola consolidada permite favorecer condições de refúgio e protecção, contribuindo para o enriquecimento do número de habitat’s para um elevado número de espécies. Para a realização desta intervenção, optou-se por considerar uma fase única, uma vez que a intervenção nas linhas de água deve estender-se por todo o corredor fluvial.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

PDM e Principais Acções Propostas


O Plano de Urbanização (PU) decorre da Revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Borba, que estabelece a redefinição do perímetro do aglomerado por forma a integrar: Área afecta a equipamentos desportivos; Área de implantação industrial e local de feira; Loteamento de iniciativa municipal; Recuperação e valorização paisagística da ribeira de Santiago; Construção de via circular ao aglomerado.

As propostas são:

*Reabilitação de espaços públicos: Largo da Igreja, Largo do Arrabalde, Largo da Liberdade e Largo Zeca Afonso;
- reforço de espaços verdes;
- reabilitação da ribeira e criação de um parque urbano;
- criação de espaços para equipamentos;
- criação de novos espaços habitacionais;
- melhoria da rede viária através da criação de uma via circular de Este-Oeste;
- criação de um espaço industrial e logístico:
a) infra-estruturas de saneamento adequadas;
b) acessibilidades privilegiadas;
c) parque de pesados.

Nova Sede da Junta de Freguesia

Está feito o projecto de arquitectura para adaptação do actual lavadouro a Sede da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, que consiste na alteração do edifício existente com função de lavadouro, localizado no centro urbano de Rio de Moinhos, Concelho de Borba, para instalar a nova sede da Junta de Freguesia. O programa base foi elaborado com base nas áreas e espaços existentes na actual sede, assim como nos espaços e áreas que se encontram actualmente em falta. Os actuais sanitários públicos serão profundamente remodelados e a nova sede vai contar com um primeiro piso para sala de reuniões, sala da presidência e um arquivo. Esta nova sede irá facilitar o acesso dos utentes e oferecer melhores condições de trabalho.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Plano de Urbanização de Rio de Moinhos

Está disponível na Junta de Freguesia a proposta do Plano de Urbanização de São Tiago Rio de Moinhos, o qual se encontra em fase de discussão pública até ao próximo dia 03 de Setembro. Os interessados poderão consultar o mesmo , todos os dias úteis durante o horário normal de expediente, apresentando sugestões,observações ou reclamações.